- Quem sou eu

Minha foto
Anápolis, Goiás, Brazil
-Tenho 19 anos,evangélica,cantora, estudante de Letras ... Amo escrever o que penso ^^ sigam - me no twitter @ruth_pekena

- Pesquisa

domingo, 17 de abril de 2011

- Banda catedral


             O Grupo Catedral inicialmente era composto por Kim (vocal), Cezar (guitarrista), Júlio Cezar (baixista), Guilherme (baterista) e Glauco Mozart (tecladista); que saiu do grupo após o álbum "Catedral III", o grupo tornava-se então apoiado nos instrumentos de cordas e percussão. Esse fato tornou o Grupo Catedral o que é hoje. Atualmente, formado por três irmãos (Kim, Cezar e Júlio) e um amigo de infância (Guilherme), o Catedral tem 13 anos de carreira dentro da música evangélica. Seu estilo inovador na música gospel, surgiu com o objetivo de montar um grupo diferente e sem rótulos que alcançasse aos ouvidos e aos corações, principalmente da galera jovem, evangélicos ou não.
Com uma proposta ousada e fora dos padrões usuais da música gospel, Catedral fez o que ninguém antes havia feito. Numa época em que o auge era o Rock Brasil, que comportou banda de calibre como Kid Abelha, Paralamas do Sucesso e Legião Urbana,  Catedral apresentou um tipo de música que falava desde o amor ágape até os problemas sociais e políticos do Brasil, a fome, os menores abandonados, a corrupção, a ausência de lei, o abuso da autoridade, que tinham sim uma solução. Kim, o vocalista e autor de todas as letras da banda, tem conseguido não só atingir o meio gospel, como também o público popular. Nessas mesmas músicas sempre mostram direta ou indiretamente a solução desses problemas que é o nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo.

         Em 1989, lançaram Aos Ouvidos dos Sensíveis de Coração, pela gravadora Doce Harmonia, mostrando muito mais ousadia em suas letras, demonstrando seu descontentamento com as injustiças do mundo. Em1992, com cinco anos de carreira, o Catedral grava seu primeiro álbum ao vivo. Mesmo sem muita estrutura, a banda consegue novamente uma excelente vendagem, e isso os lança definitivamente como um ícone da música cristã no Brasil, este álbum foi intitulado Catedral 5 Anos.
         O último LP pela Pioneira Evangélica veio em 1993. O Está Consumado,  foi um divisor na carreira da banda. Outro sucesso de vendas, mesmo sendo lançado para o mercado gospel, mostrava a vontade de popularização da banda. Em 1994, o Catedral chega à MK Publicitá, para ser um dos principais artistas da maior gravadora de música cristã da época. No mesmo ano a banda lança seu primeiro álbum pela gravadora, sendo o sexto na carreira. Contra Todo Mal mostra mais uma vez o lado político e crítico da banda, com algumas canções trazendo letras fortes e reflexivas, voltadas ao social, como "Rio de Janeiro a Dezembro", que demonstra a indignação da banda com a violência na cidade maravilhosa, ou então a música "Sempre comigo", que chegou a fazer parte da coletânea da MK Publicitá, Louvor de Todos Nós, em que a banda mostra um estilo de música mais tradicional do meio musical cristão.
        Em 1995 a banda lançou seu primeiro grande sucesso pela MK, O Sentido, mostrando seu lado popular, mesmo dentro do mercado. No ano seguinte, a banda realiza um mega show na antiga casa de espetáculos Metropólitan ainda em divulgação do álbum O Sentido e já anunciando o disco que viria ainda naquele ano, o CD Eterno. Em 1997, a banda lançou seu segundo álbum ao vivo, Catedral 10 Anos Ao Vivo, desta vez com muito mais estrutura. A obra conta com um momento acústico e outro elétrico, e foi gravado no Imperator, outra grande casa de shows do Rio de Janeiro.  Já em 1998 a banda lança o álbum En Español, voltado para o mercado latino. Ainda em 1998 o Catedral encerra sua marcante presença na MK Publicitá com o álbum A Revolução, o mais popular da banda dentro do mercado gospel.
        Em 1999 a banda retira o rótulo "gospel" de sua música e assina contrato com a Multinacional Warner Music . Esta atitude provocou polêmica entre os fãs, que questionavam o motivo de a banda ter abandonado a música cristã. Nesse mesmo ano a banda lança seu primeiro trabalho dentro do âmbito da música secular, o álbum Para Todo Mundo, nome bastante sugestivo para o momento que a banda vivia. Com o disco, a Catedral começa a escrever seu nome dentro do mercado popular, lançando dois videoclips na MTV Brasil, sendo que ambos chegaram ao topo do Disk MTV Em 2001 o Catedral lançou um outro grande sucesso de vendas, Mais do que imaginei, e emplacou um de seus maiores hits, Eu amo mais você, videoclipe que deu a banda suas primeiras indicações ao VMB da MTV como Banda Revelação, e na principal categoria da premiação, a Escolha da Audiência, que conta com os videoclipes mais votados do ano. No começo de 2003 a banda lançou seu terceiro e último trabalho pela Warner Music Brasil, 15° Andar. A obra rendeu ao Catedral mais dois videoclipes na MTV (Tchau e Um minuto), esse último mostrando mais uma vez o lado social da banda, pois o videoclipe traz como tema principal as crianças desaparecidas em nosso país. O CD, embora considerado um dos melhores por boa parte dos fãs do Catedral, foi pouco divulgado pela Warner.
          22 de julho de 2003 ficou marcado pelo dia no qual, em um acidente de carro, morreu o guitarrista José Cézar Motta aos 33 anos, deixando a mulher Alessandra e dois filhos, Jéssica e Alex, além de milhares de fãs. Foi o momento mais difícil para a banda, havendo dúvida se haveria forças para continuar.
       Posteriormente, o Catedral voltou à ativa em meados de 2003 para lançar Acima do Nível do Mar: Ao Vivo 15 Anos, o terceiro disco e primeiro DVD ao vivo do grupo, com uma homenagem a Cézar Motta explícita na canção A tempestade e o sol. O lançamento do álbum A Resposta de um Desejo, este trabalho ficou marcado também como a volta da banda a uma gravadora cristã. Em 2005, a banda idealiza um outro projeto, resgatando grandes sucessos com o álbum  temporal, da marcante passagem do grupo pelo mercado gospel, contando ainda com quatro músicas inéditas. No início de 2006, a banda então decide sair da gravadora New Music, e isso deixa os fãs anciosos, pois eles anunciavam um novo CD ainda para aquele ano. Algumas gravadoras se interessaram, porém, a banda voltou atrás e adiou o lançamento do novo CD para março de 2007. O novo disco, intitulado Enquanto o Sol Brilhar causou certa polêmica desde o lançamento, pela capa, que desagradou a uma pequena parte dos fãs, e pela influência da música popular brasileira, causando forte impacto na audição dos fãs. Porém, segundo pesquisa no blog oficial do vocalista Kim, o disco alcançou aprovação de mais de 90%, sendo considerado um dos três melhores CDs da época pop/rock do trio carioca, mesmo com vendas abaixo do esperado. No dia 16 de Janeiro de 2008, Kim anuncia, em seu blog, a criação de sua própria gravadora, a Carroussel Music. Criada junto com o baixista Júlio, a Carrousel Music, segundo o vocalista, poderá lançar até três trabalhos extra-carreira da banda, além dos discos da carreira solo do vocalista e outros projetos. Kim afirma ainda que a criação do selo da banda era um sonho antigo agora concretizado.
        Em 2008 a banda lançou mais um trabalho comemorativo, um projeto composto por dois CDs e DVD intitulado 20 Anos na Estrada, gravado ao vivo no Teatro da Rede Record, em São Paulo , que contou com participações especiais de alguns cantores.  Atualmente trabalha o novo lançamento, um CD de estúdio chamado Pedra Angular.



Ess
a é uma música dessa banda que eu gosto muito ^^ 



            

Um comentário:

  1. realmente catedraal é uma banda ótimaa.. principalmente quando ainda tinha o guitarrista Cesar... ele eraa um dos melhores guitarristas gospel do Brasil... mais infelizmente ele faleceu tragicamente, oq acabou diminuindo um pouco a qualidade da banda... e ultimamente lançaram um album q não tem nada de musica gospel... lembro muito bem do CD 15 anos acustico.. pedro zé e outras.. tempos bons, mais infelizmente a fama o dinheiroo, ou o q quer q seja, fizeram a banda não ser mais oq eraa!!!

    ResponderExcluir